27 ago

Unha encravada é uma unha do pé que tem crescido na pele, em vez de sobre ela. Isso geralmente acontece com o dedo grande do pé, mas também pode acontecer com outros dedos. Uma unha encravada pode infeccionar, causando vermelhidão e inchaço, podendo gerar pus.

Qualquer pessoa pode ter a unha encravada, mas em adultos ocorre mais do que em crianças. As pessoas que tem unhas curvas ou unhas grossas são mais propensas a obter unha encravada.

Por que a unha encrava?

Uma unha encravada pode ter diferentes causas. Cortar sua unha muito curta ou com borda arredondada,  pode causar a unha encravada. O uso de sapatos ou meias que não se encaixam bem pode também causar unha encravada. Se os seus sapatos estão muito apertados, eles podem pressionar a unha na ponta e causar o crescimento da pele.

Você pode encravar a unha se machucar seu dedo. Isto pode fazer a unha  crescer para dentro. Pode acontecer o ferimento, como chutar uma bola de futebol, também pode causar uma unha encravada.

Você pode tentar os seguintes passos em casa para aliviar a dor e ajudar a unha a crescer para fora naturalmente:

  • Mergulhe seu dedo do pé dolorido em água morna por 15 minutos 2 a 3 vezes por dia.
  • Calçar um pequeno pedaço de algodão molhado, sob o canto da unha encravada. Isto irá ajudar a levantar a unha fora da pele.
  • Mergulhe seu dedo do pé e mudar o pedaço de algodão a cada dia até que a unha cresce fora e pode ser aparado.
  • Não use um objeto pontiagudo como tesouras de manicure para cavar sob sua unha, porque o dedo do pé pode ser infectado.
  • Não tente usar agulha para drenar o pus de seu dedo. Isso pode piorar a infecção.
  • Enquanto a sua unha encravada melhora, use sapatos confortáveis ou sandálias que não pressionem seu dedo.

 

Use estas etapas de tratamento em casa por 3 dias. Se eles não ajudarem, pode ser necessário consultar o seu médico. Ele pode dar-lhe antibióticos. Se a sua unha é muito encravada, ele pode sugerir uma pequena cirurgia para remover a totalidade ou parte da unha encravada. Ele pode encaminhá-lo para um podólogo.

Como evitar encravar as unhas?

Você pode ser capaz de evitar unhas encravadas pelo uso de sapatos e meias espaçosos e confortáveis, que não pressione os dedos dos pés. Se você trabalha em um lugar onde o seu dedo pode se machucar, usar sapatos robustos, tais como botas de bico de aço para proteger os dedos dos pés.
Certifique-se de aparar suas unhas corretamente. Você pode fazer isso, cortando a sua unha em linha reta, não curvado. Certifique-se de que você não cortar sua unha muito curta. Você também pode deixar sua unha um pouco mais nos cantos para ajudar a crescer sobre a pele.

Deixe um comentário